Seguro de veículos

Como funciona um seguro de carro?

O seguro é um contrato firmado entre o proprietário do veículo e uma seguradora, no qual o contratante paga uma taxa para que seja ressarcido em possíveis prejuízos (previstos na apólice) ao veículo, como roubo, e até mesmo danos pessoais ou a terceiros.

Como funciona a franquia do seguro de carro?

A franquia é um valor que o contratante deve desembolsar caso se envolva em uma ocorrência e precise acionar a seguradora. Este valor é cobrado apenas em caso de conserto do veículo do próprio contratante, e se o dano for parcial. O preço da franquia varia de acordo com cada caso, já que diversas informações são consideradas, inclusive o perfil do condutor.

Não há cobrança em casos de perda total. Se o gasto for apenas com um veículo de terceiro (e caso a apólice contemple terceiros), a taxa da franquia não é requerida e a seguradora assume o gasto, desde que o valor não seja superior ao acordado em contrato.

Como é calculado o valor de um seguro de carro?

O valor de um seguro é calculado principalmente a partir do valor do automóvel a ser segurado. Mas ele também é determinado pelos riscos aos quais o automóvel está submetido. É por isso que as seguradoras exigem o preenchimento de questionários extensos, nos quais as informações do segurado e do automóvel (como endereço e local onde fica estacionado) são cruzadas com o banco de dados de cada empresa – como índice de furtos e de sinistros por modelo.

Quanto custa o seguro total de carro?

Não existe uma tabela de valores para cada modelo. Diversos fatores influenciam na precificação, como preço de tabela, idade, custos de manutenção e reparabilidade, índice de roubo e índice de sinistralidade. O valor, inclusive, varia de uma seguradora para outra.

Como funciona o acionamento do seguro de carro?

A seguradora deve ser contatada em caso de sinistro, seja por conta de uma colisão com perda parcial ou total ou roubo. Normalmente, as seguradoras possuem uma central de atendimento que pode ser acionada 24 horas por dia.

Em caso de batida, todas as pessoas envolvidas no acidente devem fazer um boletim de ocorrência. O documento, no qual haverá a versão de cada um dos envolvidos e suas assinaturas, serve para comprovar a veracidade da história. O passo seguinte é entrar em contato com a seguradora ou com a corretora de seguros para assisti-lo no processo de sinistro.

Fonte: UOL

 

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